Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FUTEBOL JOVEM E O MUNDO: ACV

Esta semana resolvi ir até à Alemanha e falar do ACV um clube amador que tem como treinador da equipa de sub-15 o técnico Bas Harsema.

O ACV tem sido um clube que se tem mantido na primeira divisão amadora e assim pensam continuar nos próximos tempos. Já os sub-19 jogam na segunda divisão amadora e o clube pretende colocar os sub-17 e sub-15, no mesmo patamar.

Neste clube alemão o grande foco de trabalho são as habilidades técnicas, especialmente nas camadas mais jovens como os sub-9, sub-11 e sub-13. Esta visão começou a alguns anos atrás nos sub-9 e hoje esses jogadores estão nos sub-13 e pode-se concluir que são muito mais dotados tecnicamente. Já os sub-15 não tiveram tanto treino técnico este anos, a partir deste escalão o clube aposta mais na vertente dos resultados enquanto nas camadas mais jovens a aposta é na técnica e no divertimento.

O clube continua a querer estruturar melhor o trabalho na formação. Os sub-9, sub-11 e sub-13 terão ainda mais reforço na parte técnica, os sub-15 irão trabalhar a vertente específica do jogo. Harsema dá-nos exemplos do que isto significa, “Os defesas por exemplo necessitam de movimentos diferentes em relação aos médios ou avançados. Estou a treinar nos sub-15 movimentos que eles podem usar em certas posições e alturas do jogo. Técnica não é apenas driblar, é também passe, remate e controlo de bola. Os sub-19 e sub-17 estão a treinar situações de 1x1 e 2x2 que inclui técnica mas não só”

O técnico salienta que a técnica não é um objectivo, mas sim um propósito, temos de fazer os jogadores entenderem que o que interessa é a eficácia e não o espectáculo. Por exemplo, “se um jogador fizer os 100 metros em 10 segundos a sua principal arma será sempre a velocidade apesar de trabalharmos a vertente técnica”.

No inicio de cada treino o treinador começa com um base apenas de maneira aos atletas ficarem prontos para a actividade física. Depois é escolhido um exercício da metodologia do treinador, onde são formados grupos de oito jogadores. Harsema a seguir aplica um exercício mais intenso onde o passe e as oportunidades de finalização são constantes. Para terminar o treino existe uma situação de 2x2 ou 3x3 onde o ideal é surgirem diversos dribles. Quando treinam três vezes por semana, duas sessões são reservadas para as habilidades técnicas, mas de modo a manter os atletas motivados é promovida uma enorme variedade de exercícios, o restante treino é para jogo formal pois segundo o técnico os jogadores têm de estar aptos a aplicar as habilidades técnicas em jogo.
O último treino da semana e o aquecimento antes do jogo consiste numa situação de 11x0. Das diferentes posições os jogadores executam passes e movimentos típicos dessa posição.

Mais uma vez podemos ver que os clubes independentemente do país, se são ou não profissionais, dão cada vez mais importância à técnica. Apesar de ser da opinião que não se pode separar a técnica das restantes vertentes, entendo que o que estes técnicos querem dizer com isto, na formação é importante os miúdos aprenderem estas habilidades e nada melhor que estes exercícios de 1x1, 2x2 etc.

Não quero com isto dizer que concordo com tudo o que aqui foi dito, mas não é esse o objectivo, com toda a certeza faria algumas coisas de maneira diferente mas, neste momento, apenas quero continuar a conhecer novas realidades e formas de trabalhar.

1 comentário:

vitor disse...

Ao ler o Futebol Jovem e o Mundo e todos os seus textos...fica um facto: TÉCNICA...mas tambem fica outro,que muitos seguem metodologias diferentes,mas sempre ou quase sempre ligado á técnica...mas aminha dúvida é esta....existe um metodo perfeito ou existe o melhor metodo??..ou devemo-nos adaptar á realidade de cada clube,e falo da formaçao base....obrigado pelo blog