Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: É necessário melhorar alguns aspectos

Esta semana tinha mais dois jogos complicados, na equipa A defrontava o adversário que estava à nossa frente, apesar de ser apenas devido à diferença de golos, a equipa B iria jogar contra um misto de jogadores de 98 e 99.

Para cada equipa foi definido um objectivo particular, a primeira teria de manter o nível da jornada passada, a segunda teria de continuar sem sofrer golos.

No primeiro jogo conseguimos rapidamente ganhar vantagem, mas a nossa forma de jogar não estava a aparecer, a exibição não estava a ser muito positiva. Acabamos a primeira parte com uma vantagem muito confortável, mas como treinador não estava nada satisfeito com o nosso jogo e foi isso que disse aos miúdos no intervalo onde já tinha no balneário também os jogadores que iriam jogar pela equipa B e que assim, ouviram o “sermão” também.

Na segunda parte entrámos muito fortes, claramente o melhor período do jogo e em 4 minutos marcámos 3 golos. Infelizmente depois voltámos a baixar a intensidade de jogo, os miúdos deixaram de ter tantas preocupações com o posicionamento em campo e o jogo ficou novamente confuso. Acabámos por alcançar a maior goleada da época, mas dos 3 jogos oficiais foi o que menos gostei, também é verdade que a exibição da semana passada tinha elevado as minhas expectativas.

Resumindo também tenho de trabalhar a parte psicológica dos miúdos, não podem abrandar e esquecer a nossa forma de jogar sempre que o jogo se torna fácil.

Para o segundo jogo motivámos os miúdos para continuarem sem sofrer golos, é um aspecto muito positivo e que queremos prolongar o mais possível.

O jogo começou de uma forma calma, com os nossos miúdos a manterem a posse de bola com segurança, na procura dos desequilíbrios da equipa adversária. Sempre que conseguíamos criar esses mesmos desequilíbrios, os miúdos aumentavam a velocidade de jogo de uma forma extraordinária criando sempre lances perigosos.

O intervalo chegou já com a nossa equipa com uma vantagem que permitia gerir o jogo na segunda parte e continuar com a nossa grande segurança defensiva. Conseguimos mais alguns golos, mas um aspecto importante foi, conseguir ficar mais um jogo sem sofrer golos, embora a equipa adversária tenha criado duas ocasiões de golo que serviram para alertar os miúdos que em nenhum momento podemos esquecer os nossos objectivos.

Assim, foi mais um fim-de-semana positivo com mais duas vitórias, continuando as duas equipas no caminho que foi traçado.

Sem comentários: