Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADR: Jogos complicados....

Esta semana mais uma vez tinha dois jogos distintos. A equipa A um jogo que a classificação dizia que provavelmente seria acessível a equipa B defrontava uma equipa que ainda não tinha perdido qualquer ponto no campeonato.

Mais uma vez houve uma grande preocupação com a convocatória, como transmiti aos miúdos está na altura de fazer uma “avaliação” e registar os que mais evoluíram, os que estão num patamar um pouco superior, os que têm de trabalhar mais este ou aquele aspecto para que todos estejam prontos para as dificuldades da segunda fase do campeonato.

O jogo começou um pouco lento, por culpa da equipa adversária que demorava muito a repor a bola em jogo sempre que o tinha de fazer, por culpa nossa que entramos sem agressividade e fomos naquele jogo e principalmente por culpa do árbitro. Sem exagerar o árbitro marcou durante o jogo 30 lançamentos mal executados e sempre que o fazia a bola era para a outra equipa e voltava a acontecer, houve lances que só ao quarto lançamento ele aceitava.

Com mais ou menos dificuldades conseguimos mais uma vitória no nosso percurso, mas hoje nem vou falar muito do jogo.

No final dirigi-me ao árbitro, algo que não costumo fazer, ou melhor, só o faço para cumprimentar. Desta vez entrei em diálogo e disse-lhe que o jogo tinha tido muitas paragens, que isso tinha adormecido completamente o jogo e não era necessário marcar tantos lançamentos mal executados. Quando isso acontece sou da opinião que o árbitro deve transmitir aos miúdos a maneira mais correcta de o fazer e até os deixar repetir, importa aqui referir que estamos no escalão de escolas.

A resposta que recebi foi que eu é que os tenho de ensinar que ele está ali é para apitar, concordei, mas ainda assim perguntei se ele não achava que com estas idades ele devia ter uma atitude mais pedagógica, a resposta foi que não…

Já aqui referir dezenas de vezes que há muitos agentes no futebol de formação que não estão adequados às especificidades que o futebol jovem apresenta, este para mim é só mais um caso…

O jogo da equipa B teve o mesmo árbitro que, talvez porque ficou a pensar na nossa conversa, apitou muito menos e o jogo foi mais fluido.

Foi uma partida muito interessante, com duas equipas que se portaram muito bem e que mostraram porque estão a fazer um campeonato excelente. Houve poucas oportunidades de golo, as organizações defensivas foram quase sempre superiores. Na primeira parte, através da marcação de um livre directo a equipa adversária chegou ao golo. A vantagem funcionou a favor da equipa e temos de dizer que apesar de o jogo ser equilibrado a primeira parte teve um ligeiro ascendente do adversário.

Na segunda parte foi diferente, nós fomos a equipa mais perigosa que conseguiu algumas oportunidades de golo e infelizmente não conseguimos o empate que teria sido um resultado justo.

Nestes jogos equilibrados muitas vezes o resultado acaba por “cair” para uma das equipas, infelizmente hoje não fomos nós que tivemos essa sorte. Agora vamos continuar a trabalhar, a segunda fase está quase a chegar…

Sem comentários: