Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Mais uma vez a relação treinador-atleta

Uma das especificidades que mais me fascina no futebol é a relação treinador-atleta. Sou da opinião que este fenómeno pode ter uma importância extraordinária no decorrer de uma época desportiva.

Por diversas situações, conversas com os jogadores, os chamados mind games, entre outras coisas podem ter um impacto tremendo na aplicação e rendimento dos jogadores. É importante conhecermos cada jogador individualmente, a sua personalidade para sabermos que aspectos abordar com eles.

Eu por exemplo tenho sempre uma conversa com o grupo no inicio e no final dos treinos mas, durante a sessão, vou falando individualmente com eles, às vezes nem é de futebol mas sei que são aspectos importantes de referir e que dessa forma consigo ter sempre os níveis de motivação, atitude e empenho perto do máximo.

Estou a falar neste assunto pois tive uma conversa com um pai de um miúdo que já treinei numa escola de futebol que me disse que o miúdo ainda hoje fala em mim e nos treinos que tinha comigo, que isso era sinal que tinha sido positivo. Acreditem, fiquei mesmo muito contente por saber disto.

Continuando este assunto da relação treinador atleta, este ano como mudei de clube, reencontrei um jovem que treinei no primeiro ano desta minha actividade, um miúdo que nessa altura estava numa escola de futebol e agora esta numa equipa de competição que participa no campeonato nacional. É engraçado como este jovem, passados estes anos, ainda me pede a mim para lhe dar boleia para o outro campo onde treinamos, como me conta primeiro a mim as notas que teve na escola.

É realmente algo que gosto, ter esta relação de amizade com os miúdos, não ser apenas o treinador que lhes manda fazer isto ou aquilo…

Sem comentários: