Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 20 de março de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Dois jogos completamente diferentes

Esta semana ainda me atrasei mais a vir a este espaço falar dos jogos das equipas. Tínhamos um duplo confronto com o mesmo clube, a equipa A jogava em casa enquanto a equipa B deslocava-se ao terreno adversário.

Tinha sido uma semana de treino excelente onde preparámos muito bem os jogos que iríamos disputar e dessa forma estávamos preparados para as grandes dificuldades que íamos ter.

O jogo da equipa A teve mais uma dificuldade, o calor que se fez sentir, mas como disse aos miúdos era igual para as duas equipas. Pedi aos jogadores velocidade a trocar a bola entre todos, tinha de ser a bola a correr, pois se fossem os jogadores a conduzirem a bola depressa ficavam esgotados.

Infelizmente foi daqueles jogos em que nada do que se conversou e do que trabalhámos durante a semana foi visível no jogo. A primeira parte acabou com o resultado de 0-0 mas a exibição não estava a ser a melhor.

Ao intervalo foram reforçados os aspectos ditos antes de iniciar o jogo, tínhamos de corrigir rapidamente esses aspectos ou não iríamos conseguir um resultado positivo.

A segunda parte começou da pior maneira, aos 2 e aos 3 minutos a equipa adversária conseguiu marcar golo e dessa forma toda a nossa estratégia teve de ser alterado com este resultado de 2-0. Fomos para cima da equipa adversária, notei que os miúdos tinham vontade de conseguir alterar o jogo. Há um ditado que diz que a pressa é inimiga da perfeição, assim foi. Apesar de termos conseguido reduzir para 2-1 foi claramente das nossas piores exibições, esta equipa que nos últimos jogos tinha vindo a fazer jogos muito bons não consegui perceber as características particulares deste jogo, nada do que se trabalhou foi aplicado no jogo e isso, como treinador, nunca é positivo.

Foi dos jogos que mais me custou, não pelo resultado, mas sim pela forma como jogámos e porque os miúdos não aplicarem em campo tudo o que se falou durante a semana e na palestra para este jogo.

A equipa B fez precisamente o oposto, tudo o que se trabalhou foi posto em prática, dessa forma voltámos a fazer um jogo muito bom com os nosso miúdos a mostrarem um atitude e personalidade fantástica.

O resultado assim só poderia ser uma vitória, num campo que apresenta sempre muitas dificuldades a todos os adversários, conseguimos uma vitória clara por 6-0.

De salientar que esta equipa voltou a ficar dois jogos sem sofrer golos repetindo aquele inicio de campeonato fantástico onde estivemos 8 jogos sem consentir qualquer golo. Para a semana temos o jogo mais difícil do campeonato contra uma equipa que provavelmente irá vencer o campeonato.

Sem comentários: